Espaço destinado à publicação de informações, curiosidades e eventos da maior festa do norte mineiro: A FESTA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS HOMENS PRETOS DE MINAS

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Minas Novas


História - Não foram localizados elementos documentais esclarecedores sobre a data de construção da igreja. Pelas características construtivas e ornamentais, presume-se que sua edificação tenha ocorrido ainda no século XVIII, embora conste, por tradição local, que a instituição da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos da antiga vila do Fanado, responsável pela ereção do templo, se deu no ano de 1810. Pode-se todavia afirmar, com certeza, que se trata de construção do período colonial, porquanto existem referências a igreja em textos já de inícios do século XIX, como a "Corografia Brasílica" , de Aires do Casal (1817), e "Memórias Históricas’’ de Pizarro e Araújo (alturas de 1820).

A Irmandade do Rosário dos Pretos chegou a possuir valiosos "ornamentos em ouro e prata", segundo está registrado em documento de 1854, dirigido ao governo provincial mineiro pelo vigário local sobre o estado e número de igrejas e capelas da paróquia de Minas Novas. Este templo é ainda hoje um dos mais prestigiados pelos fiéis na cidade, especialmente por nele se realizar, anualmente, a Festa do Rosário, com celebrações religiosas e folclóricas, uma tradição que ali remonta ao ano de 1810. O monumento não é amparado por medida legal de tombamento.

Arquitetura- A igreja apresenta aspecto tradicional e retardatário, filiando-se ao partido das matrizes mineiras da primeira metade do século XVIII, com planta quadrangular. divisão em nave, capela-mor e corredores-sacristias ao longo das fachadas laterais do edifício. A fachada principal compõe-se de torres de secção quadrada e cobertura em forma de telhado, empena lisa com pequeno óculo, porta almofadada e duas janelas com balaústres de madeira recortada. A estrutura da construção é em madeira e taipa, com telhado em duas águas e beirais em cachorros. Internamente, possuí forros abobadados, de tabuado liso, com pintura decorativa, cimalhas e arco-cruzeiro de madeira, púlpito único e grade de madeira torneada separando a nave dos altares do arco-cruzeiro.

Ornamentação - A igreja conserva um conjunto de talha composto de três altares, sendo mais interessante o retábulo da capela-mor, em estilo rococó de interpretação provinciana, delimitado por colunas de fuste reto e mostrando em cada flanco um nicho terminado em dossel. Os altares do arco-cruzeiro são bastante singelos, com duas colunas continuadas por arquivoltas, numa imitação rústica dos retábulos de feição barroca. Nos forros da nave e da capela-mor, vêem-se painéis de pintura, representando respectivamente a Ressurreição de Cristo e a Virgem do Rosário, enquadrados por balaústres, figuras de anjos e flores, em trabalhos que evidenciam bom apuro pictórico. A igreja ainda possui excelentes peças de imaginária barroca, entre as quais se destacam as imagens de São João Batista, São José, Santo Antônio Catagerona, Santa Rita de Cássia, São Gonçalo, Nossa Senhora do Rosário, Santo Antônio e São Benedito, sendo os dois últimos invocações principais dos altares do arco-cruzeiro. A harmonia do interior do templo acha-se, no entanto, parcialmente prejudicada pela repintura de alguns elementos ornamentais e pelo piso cimentado em vermelhão.

Fonte: Fundação João Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário